quarta-feira, 29 de maio de 2013

Candidato blefador pode ser desmascarado na entrevista; veja as mentiras mais usadas




Pense duas vezes antes de blefar em entrevistas de emprego e processos seletivos, pois os selecionadores estão preparados para desmascará-lo rapidamente e isso certamente irá prejudicar a sua carreira.

“Utilizando esses artifícios, os candidatos não saem bem. Um recrutador mais atento ou experiente consegue perceber quando o profissional não é honesto em suas respostas. Muitas vezes, as respostas às mesmas perguntas variam ligeiramente e o entrevistado se perde em algum detalhe sobre um projeto, habilidades ou competências profissionais que está relatando", afirma Andreza Santana, gerente sênior do Monster Brasil.

De acordo com o especialista em recursos humanos, Luiz Eduardo Pagnez, dizer que possui inglês fluente quando, na verdade, não tem, é a mentira mais utilizada pelos candidatos em processos seletivos e entrevistas de emprego.

“Muitos acham que o velho 'the book is on the table' servirá para algo em uma seleção de emprego. Se a vaga exige inglês fluente, o recrutador fará algum teste e o candidato pode ‘queimar o filme’ se descobrirem que ele supervalorizou aquele cursinho de inglês de seis meses que fez há cinco anos”.

Mentiras mais usadas

Formação

Se você cursou faculdade e parou, não adianta dizer que tem formação superior. Passar a imagem de que você não termina o que começa não é bom.
Inglês

Se este é o seu ponto fraco, o melhor é ser sincero. Caso não tenha tempo para se dedicar a uma segundo idioma, concentre-se nas vagas onde o nível de inglês não é tão importante.

Experiência

Muita gente tenta inventar que trabalhou em determinada empresa ou assumiu determinado cargo. Parte do processo de recrutamento e seleção é verificar estas informações. Se descobrirem que está mentindo suas chances no processo seletivo serão extintas.

Supervalorização

Não adianta dizer que você era o super-homem do departamento e que carregava tudo nas costas. Os recrutadores poderão ligar para o seu ex-chefe pedindo referências. Seja sincero e preciso na descrição de suas habilidades.

Desligamento

Cuidado quando você for explicar o motivo do desligamento da sua última empresa. Se você foi demitido, não diga que foi você que pediu para sair. Um simples telefonema ou um pedido de carta de referência para o RH da sua empresa anterior vai ser suficiente para te pegarem na mentira.

Idade

Muita gente depois dos 40 ou 50 anos omite a idade no currículo. Mas quando perguntarem a sua idade, na entrevista ou pelo telefone, não minta. Às vezes esta informação vai apenas ser colocada no seu perfil como uma informação cadastral. E se for importante para o perfil da vaga, o recrutador acabará descobrindo.

Insegurança e despreparo

Andreza explica que a mentira em processos seletivos de emprego está associada muitas vezes à insegurança ou ao despreparo do profissional. “Os candidatos têm ideias pré-concebidas do que os recrutadores esperam ouvir. Com o nervosismo, acabam mentindo por achar que irão causar uma melhor impressão".

E se dizem que mentira tem perna curta, com as redes sociais elas perderam mais alguns centímetros, pois o histórico de atividades não se perde. "Um recrutador pode fazer uma simples busca e analisar o perfil do candidato, compará-lo com as informações passadas na entrevista de emprego e procurar referências nas redes", conclui a gerente.
Consequências

Para Andrezza, há impactos negativos quando se desmascara um mentiroso e mesmo sendo o profissional melhor qualificado, poderá ser descartado da seleção, pois a impressão registrada pelo recrutador é de que a pessoa não é confiável.

“Se ele mente em um processo seletivo, existem grandes chances de cometer o mesmo erro se for contratado. Mentirá de novo sobre seu desempenho, sobre relatórios mensais ou em reuniões de trabalho com parceiros, clientes ou fornecedores. Certamente não é um risco que um profissional de RH quer correr”.




terça-feira, 14 de maio de 2013

7 ERROS mais comuns em entrevistas de emprego.



1. Falar mal de empresas em que atuou e de ex-colegas de trabalho: este é outro erro que pode acabar com as suas chances em uma seleção. Ninguém quer contratar uma pessoa que não teve boas relações em empregos anteriores. 

2. Omitir o real motivo de desligamentos anteriores: procure ser sincero e não minta sobre o que levou à sua saída das empresas em que já trabalhou. 

3. Demonstrar ansiedade: tente mostrar firmeza em suas respostas e evite excessos. Ligar todos os dias para saber o andamento do processo seletivo, por exemplo, pode ser muito prejudicial. 

5. Dar respostas prontas e usar clichês: esses são erros muitos comuns em entrevistas de emprego. Um bom exemplo é definir o perfeccionismo como o seu maior defeito. Seja sincero, prepara-se e fuja desses clichês. 

6. Pedir um salário exagerado: é importante estar informado sobre a realidade do mercado e pedir, no máximo, 30% a mais do que você recebe. 

7. Querer conduzir a entrevista: alguns candidatos costumam não responder às perguntas dos selecionadores, comentando só aquilo que estão interessados em destacar. Evite esse tipo de conduta e procure ser claro e objetivo em todas as respostas. 

8. Perguntar sobre detalhes pouco importantes: evite questionar, em uma primeira entrevista, sobre quando você irá tirar férias, qual modelo de celular a empresa oferece e se ela costuma emendar os feriados, por exemplo. 

Com essas dicas não precisa mais errar.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PRORROGADO prazos de entrega de exames do concurso da SSP



O secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, informou que, devido aos inúmeros pedidos de candidatos, foram prorrogados os prazos para apresentação dos exames médicos e odontológicos do concurso da SSP.
“Atendendo a inúmeros pedidos, acabei de acertar a prorrogação do prazo para apresentação dos exames médicos e odontológicos de TODOS os concursos, ou seja, Delegados, Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros, para o período entre 1 e 15 de agosto”, afirmou.
O secretário explicou que, por conta da decisão de prorrogar a entrega, o recebimento de exames que seria realizado a partir do dia 16 de maio está suspenso. Ele frisa que a informação é extraoficial e ainda deverá ser confirmada pela FGV e publicada no Diário Oficial do Estado.
“Não mais haverá a entrega de exames a partir do dia 16 próximo como estava previsto inicialmente. Independentemente da validade, serão aceitos todos os exames laboratoriais e complementares expedidos a partir do dia 19 de novembro de 2012. A prorrogação está oficialmente publicada no Diário Oficial de segunda-feira (13), bem como no site da FGV, onde haverá uma tabela de correção de datas”, completou.

sábado, 11 de maio de 2013

Um Paço sem buracos…


Aos poucos, e com muito trabalho e determinação, o prefeito Josemar Sobreiro vai tentando dar uma “cara” de cidade para para o município de Paço do Lumiar, que por anos foi maltratada pela irresponsabilidade e pela malversão de gestores que não tinham qualquer compromisso com a cidadania local.
O prefeito alocou recursos na ordem de R$ 763,998,77 para asfaltamento e recuperação de várias ruas e avenidas da cidade através de uma operação “tapa-buracos”. Caberá ao secretário de Instrutura  Marconi Lopes, a execução das obras. Aliás, Marconi Lopes, que é também vice-prefeito da cidade, tem feito um excelente trabalho a frente da sua pasta.
A operação “tapa-buracos” teve início na manhã desta quinta-feira (9), com a assinatura da ordem de serviço, pelo Prefeito Josemar Sobreiro e do secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes. Serão asfaltados mais de 12 mil metros das principais vias do conjunto Maiobão. O prazo da conclusão das obras é de 120 dias.
De acordo com o Prefeito Josemar, a operação permitirá o tráfego permanente de veículos, principalmente os de transporte coletivo, e os carros de coleta de lixo, além de garantir condições de passeio a pedestres e portadores de necessidades especiais. “Estamos honrando nosso compromisso de campanha, de trabalhar e zelar pelo bem-estar do nosso município”, ressaltou o Prefeito.
As obras de melhoria asfáltica passarão, primeiramente, pelas avenidas 13, 03,09,02,04 e 12, sendo elas, rota do transporte coletivo e vias com grande fluxo de veículos. Após a conclusão dos serviços no Maiobão, a operação se estenderá ao Paranã, Vila Cafeteira, Tambaú, e conjuntos adjacentes. Paralelamente à recuperação asfáltica, a Prefeitura de Paço do Lumiar está realizando serviços intensos de limpeza das  praças, ruas e avenidas de todo o município.
O Secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes afirmou, que é impossível recuperar o asfaltamento de todo o município sem recursos do Governo do Estado ou da União, mas acrescenta, que a administração municipal está resolvendo os problemas do município dentro das possibilidades atuais, de forma legal e transparente. “Estamos iniciando a operação tapa-buracos do Maiobão com recursos próprios, pois não podemos deixar que a população conviva por mais tempo com a falta de infraestrutura, sendo esse, um dos  anseios que a população deseja ver resolvido pela administração municipal.”, afirmou o secretário.
Recursos – O Prefeito de Paço do Lumiar está aguardando a aprovação do projeto apresentado ao Governo do Estado, onde requereu recursos financeiros para serviços de recuperação asfáltica de 36.000m de ruas e avenidas, o que equivale a 85% da malha viária do conjunto Maiobão.
Do blog do Robert Lobato

Prof° Josemar é um prefeito presente


Professor Josemar visita obras junto ao vice
A cidade de Paço do Lumiar tinha o anseio de ter um prefeito presente ao seu povo e seu município, professor Josemar tem sido um prefeito presente.

Com sua vasta experiência administrativa, seu jeito simples e sua base firmada no caráter, humildade e perseverança, o prefeito Prof° Josemar (PR) vem levando cada cidadão Luminense a perceber que é possível sonhar o mesmo sonho. Ao assumir a prefeitura em janeiro deste ano, Josemar pediu um voto de confiança aos vereadores e ao povo Luminense, e neste pouco mais de quatro meses a frente da prefeitura, o prefeito tem correspondido com fidelidade aos munícipes a carência administrativa antes vivenciada, apesar das inúmeras adversidades enfrentadas nas ultimas semanas.

Qualquer prefeito precisa de um pouco mais de tempo para dar uma resposta mais firme e mais forte para a sociedade, principalmente quando se herda uma herança maldita como herdou a gestão de Josemar. Mesmo assim, Josemar já tem mostrado a sua cara e mesmo com pouco tempo já demonstrou uma característica marcante que sempre lhe acompanhou na sua vida como cidadão e agora como político.
Com a população em ação referente ao dia das Mães
Nestas situações como na foto acima Josemar teve contato com o povo, ouviu elogios, críticas, pedidos, sugestões, mas sem jamais se furtar de estar presente e demonstrando que a intenção é realizar um governo presente para o povo e para realizar um governo dessa forma é sempre bom ouvir o povo.

Em todos os encontros e reuniões, é plausível ver o professor Josemar falar das alegrias em ver o município entrar definitivamente em um período de desenvolvimento e de projetos que farão de Paço do Lumiar um verdadeiro motivo de orgulho para o seu povo.


Continue assim prefeito.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prefeitura de Paço do Lumiar assina convênio de cooperação técnica com a CAIXA


Com o objetivo de buscar recursos e garantir melhorias para Paço do Lumiar, o Prefeito Municipal, Josemar Sobreiro (PR) e Vice-prefeito, Marconi Lopes (PSL) assinaram convênio de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal (CAIXA), na última terça-feira (30.04), no Grand São Luís Hotel, com a presença o Superintendente da Caixa, Helio Duranti, e do Gerente Geral da Caixa Agencia Maiobão, Jairo Leão.
Na oportunidade prefeitos maranhenses participaram do Seminário de Gestão Pública promovido pela Superintendência da Caixa no Maranhão, onde foi apresentado os projetos de programas entre o Governo/Caixa, entre eles, o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que possibilita às prefeituras o empréstimo de até 10 milhões, além de disponibilizar recursos para o Programa Nacional de Habitação Rural.
Outro programa apresentado pela CAIXA, foi o Programa Nacional de Apoio e Gestão Administrativa e Fiscal Para os Município Brasileiros (PNAFM), com incentivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento Social.
Os gestores municipais demonstraram interesse pela linha de crédito que financia a construção e reforma de Centros Administrativos, onde as prefeituras poderão concentrar todas suas secretarias.
MAIS ADMINISTRAÇÃO JOSEMAR
Paço do Lumiar imuniza 80% da população contra a Influenza e supera meta do MS
Faltando poucos dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1), o município de Paço do Lumiar atingiu 80% de adesão da população alvo, em comparação aos demais municípios da região metropolitana, e ainda, 90% de imunização em idosos, superando a meta do Ministério da Saúde (MS).
A Secretária Municipal de Saúde comemora os resultados, pois realizou uma grande mobilização para garantir a vacinação da população luminense atingida pela campanha. Para os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, foi realizada imunização em suas próprias residências.
” Todo a equipe de coordenadores e enfermeiros da Semus vem trabalhando desde o início da campanha de vacinação e no Dia D, para atender a demanda do município, em nossos postos e unidades básicas de saúde. Vale ressaltar que, atingimos a meta do MS, que era de 60%, sendo uma grande conquista para a nossa secretaria e para a população que atendeu ao nosso chamado para a imunização”, contou a secretária de Saúde, Nadi Morais.
Em Paço do Lumiar, a campanha de vacinação encerra no dia 10 de maio nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Devem se vacinar, idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
PREVENÇÃO - O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. O MS aconselha ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.


Do blog do Robert Lobato