terça-feira, 29 de março de 2016

Prefeitura de Paço sorteia hoje endereços de 500 contemplados no Programa Minha Casa, Minha Vida


A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) realiza nesta terça-feira (29), às 14h, o sorteio dos endereços dos  500 mutuários contemplados com as unidades habitacionais da primeira etapa do Residencial Morada do Bosque, na Estrada de Iguaíba.
A ação integra o Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, fruto do convênio da Administração Municipal com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF). Os contemplados deverão comparecer ao local do sorteio com Carteira de Identidade e CPF.
O evento acontece no Convento das Irmãs da Purificação, na Avenida 4 do Maiobão, com as presenças do prefeito Josemar Sobreiro; de representantes da CEF e da Construtora Canopus Engenharia.
A segunda fase de sorteios está prevista para o mês de maio. Até o final do ano, serão 2.855 famílias de Paço do Lumiar contempladas com imóveis do Minha Casa, Minha Vida.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Prefeitura de Paço realiza 5ª convocação de aprovados em Concurso Público


A Prefeitura de Paço do Lumiar reafirma o compromisso com a qualidade na gestão pública e convoca os candidatos aprovados no Concurso Público para preenchimento de cargos efetivos na administração municipal. O Edital nº 001/2016 informa a relação dos convocados e as regras para posse. Esta já é a 5ª convocação do concurso, realizado em outubro de 2014.
 
“Garantir qualidade e profissionalismo na gestão pública é algo que busco desde o início da minha gestão. Apesar das dificuldades que enfrentamos, não poupo esforços para melhorar os serviços prestados à nossa população”, destacou o prefeito.
 
Buscando proporcionar ainda mais qualidade na Educação do município, entre os cargos dos novos servidores estão os de professores dos níveis infantil e fundamental, reforçando a política de valorização da área educacional.
 
Os demais cargos que serão preenchidos na administração municipal são de merendeiro (a) e motorista categoria D no nível fundamental; agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, técnico em enfermagem e técnico em higiene dental no nível médio; e enfermeiro, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo e professor de ensino fundamental, no nível superior.

terça-feira, 22 de março de 2016

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza 3ª edição da Feira do Peixe nesta quinta-feira (24), no Viva Maiobão


A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) comercializará, nesta quinta-feira (24), uma tonelada de pescados com qualidade a preços 30% mais baratos que os praticados pelo mercado local.
O Caminhão do Peixe ficará à disposição da população na Praça do Viva Maiobão, das 14h às 20h, ocasião em que também estará funcionando a Feirinha Livre do Pequeno Produtor.
A intenção da ‘Feira do Peixe’ é estimular o consumo do produto durante a Semana, quando é grande a procura por mariscos, acarretando aumento no valor de mercado tradicional. 
Feira Livre do Pequeno Produtor - As Feiras do Pequeno Produtor são realizadas as quartas, quintas e sextas-feiras nas comunidades do Pau Deitado, Tambaú e Maiobão, sempre no final da tarde. Atualmente, são 100 produtores cadastrados no programa, que vem contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva, renda familiar e movimentação da economia do município.

domingo, 13 de março de 2016

Ex- prefeito Gilberto Aroso já se encontra preso


O ex-prefeito de Paço do Lumiar Gilberto Aroso (PMDB) já está preso, cumprindo pena no sistema penitenciário do Estado.
Ele se entregou durante a semana, depois de ter a prisão decretada em virtude de condenação pelo Tribunal de Justiça (TJ). O mandado foi expedido pelo desembargador Raimundo Melo, após pedido do procurador Eduardo Nicolau.
Aroso foi condendo no dia 8 de março pela 1ª Câmara Criminal do TJ, que manteve sentença da juíza da Comarca de Paço do Lumiar, Jaqueline Reis Caracas. A pena aplicada é de seis anos e três meses de reclusão, por crimes contra a Lei de Licitações.
O peemedebista foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por fraude na montagem de licitações. De acordo com o órgão ministerial, para conferir aparência de regularidade aos processos licitatórios, era providenciada a inclusão fraudulenta dos avisos de licitação apenas na versão eletrônica do Diário Oficial com datas retroativas. 
Como Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente entendeu que as penas devem começar a ser cumpridas imediatamente após a condenação em 2º grau, o TJ determinou a prisão do ex-prefeito.
Fato curioso!
Amadeu Aroso, próprio tio do condenado foi o autor das denúncias em 2006, onde apresentou ao Ministério Público que o mesmo havia montado um esquema para fraudar os processos licitatórios.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Pré- candidato Dutra discrimina vaqueiros em Lago da Pedra


O vice-prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda (foto acima), reagiu hoje (6) com indignação a uma declaração preconceituosa do ex-deputado Domingos Dutra.
Pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar pelo PCdoB, Dutra esteve ontem (5) na cidade para o evento de lançamento da pré-candidatura de Mauro Jorge a prefeito, pelo mesmo partido.
Laércio, por outro lado, é pré-candidato apoiado pela prefeita Maura Jorge.
Mauro e Maura são parentes, mas adversários.
Em discurso, Domingos Dutra disparou: “Ela [prefeita Maura Jorge] agora não pode querer sair e deixar um vaqueiro na prefeitura. Não pode deixar vaqueiro”.
Pura discriminação.
A resposta veio neste domingo. Em postagem na sua página no Facebook, o vice-prefeito disse lamentar a “clara intenção do partido do governador de menosprezar” os vaqueiros.
“Não fico triste por ser chamado de vaqueiro, porque tenho muito orgulho de ter nascido e e ter sido criado na lida do campo, mesmo sendo hoje odontólogo formado pela Universidade Federal do Maranhão. Não faço questão do título de ‘doutor’, porque é no meio do povo que me satisfaço. Meu repúdio é à clara intenção do partido do governador de menosprezar toda uma classe que gera renda a todo o país”, destacou 
Na cidade, o que se comenta é que, com um cabo eleitoral como Dutra, é melhor Mauro Jorge entregar logo a Prefeitura a Laércio Arruda.
Do blog Gilberto Leda

Prof. Josemar consolida-se em Paço com condenação de Gilberto Arôso

Condenação pelo Tribunal de Justiça tira do páreo o ex-prefeito do PMDB, e fortalece projeto de reeleição do prefeito tucano Josemar Sobreiro, que fica praticamente sem adversário consistente



O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PSDB), praticamente consolidou seu projeto de reeleição no município.
Embalado pela recuperação da gestão nos últimos meses, Professor Josemar viu ontem o Tribunal de Justiça manter a condenação de seis anos de reclusão contra o ex-prefeito Gilberto Arôso (PMDB).
Pela Lei Eleitoral, qualquer condenação nas instâncias de 2º Grau da Justiça tira do páreo os pretensos candidatos.
Arôso era o único adversário que estabelecia certa disputa com Josemar.
Até agora, nem o ex-deputado Domingos Dutra (PCdoB), nem o empresário Caetano Jorge (PV), conseguiram mostrar a que vieram na disputa em Paço do Lumiar, apesar das estruturas que se dispõem a apoiá-lo.
Consolidado pela entrada no PSDB e fortalecido pelo apoio do PDT, Josemar deve conquistar os eventuais eleitores de Gilberto Arôso, tradicionalmente antipáticos a figuras como ad e Dutra e ainda pouco afeitos a novatos como Caetano.
Fora do páreo em Paço do Lumiar, Gilberto Arôso ainda tem outro problema a resolver.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, qualquer condenado em nível de segunda instância no Brasil é obrigado, automaticamente, a iniciar o cumprimento da pena, o que é o seu caso.
Do blog Marco D`Eça

Determinada a PRISÃO do ex- prefeito Gilberto Aroso



A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em sessão nesta terça-feira (8), manteve sentença da juíza da Comarca de Paço do Lumiar, Jaqueline Reis Caracas, pela condenação do ex-prefeito de Paço do Lumiar, Gilberto Aroso, e do ex-presidente da Central de Licitação daquele município, Roberto Campos Gomes.

A pena aplicada para cada um é de seis anos e três meses de reclusão, por crimes contra a Lei de Licitações. O processo teve como relator o desembargador João Santana.

A 1ª Câmara Criminal do TJMA determinou também – a pedido do procurador de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau – a prisão de Gilberto Aroso e Roberto Campos Gomes, tendo em vista recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o início de cumprimento de pena de prisão após a confirmação da sentença em julgamento colegiado.

Aroso e Campos foram denunciados pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por fraude na montagem de licitações. De acordo com o órgão ministerial, para conferir aparência de regularidade aos processos licitatórios, era providenciada a inclusão fraudulenta dos avisos de licitação apenas na versão eletrônica do Diário Oficial com datas retroativas.

Em seu voto, o desembargador João Santana afirmou que ficou comprovada a materialidade delitiva do fato de que o ex-prefeito e o ex-gestor público terem contribuído, de forma decisiva, para frustrar a legalidade de processos licitatórios.

O desembargado Raimundo Melo – revisor do processo – acompanhou o voto do relator e ressaltou não haver qualquer dúvida de que a publicação dos avisos de licitação do Município de Paço do Lumiar não ocorreu de forma ampla, correta e transparente, não constando na versão impressa do Diário Oficial e, tampouco, na versão disponível na internet, por ocasião da perícia técnica feita pela Polícia Federal.

O entendimento do relator do processo foi seguido, também, pelo desembargador José Luiz Almeida, membro do colegiado.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Expresso Metropolitano: A todo custo pré- candidatos do PCdoB tentam representar seus municípios.




Uma cena um tanto cômica na manhã de hoje (02), marcou a entrega dos coletivos da linha de Expressa Metropolitana do Governo do Estado aos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Caracterizando um ato tendencioso e nada próximo do que seria um “Governo de Todos”, ladeava o governador Flávio Dino (PCdoB), Talita Laci e o ex-deputado Domingos Dutra, dois que não apitam em nada nos respectivos municípios, e no calor do período de pré- campanha, galgam as prefeituras.

Fazendo questão de aparecer no enquadramento dos registros fotográficos da imprensa presente, Dutra se camuflava de papagaio de pirata atrás de Dino, chegando até a participar do empurra – empurra, enquanto Talita Laci muito discreta fugia dos holofotes. Aliados do pré-candidato também tumultuavam o evento com bandeiras do PCdoB, enquanto as lideranças comunitárias luminenses agradeciam com faixas a inserção do serviço de transporte no município.

Somente os prefeitos de São Luís e Paço do Lumiar, Edivaldo Holanda Jr. (PDT) e Josemar Sobreiro (PSDB), acompanhado pelo vice, Marconi Lopes (PDT) compareceram ao ato. As demais cidades beneficiadas enviaram representantes que dividiram o palco com a equipe de governo de Flávio Dino e demais comunistas.

A Linha Expressa Metropolitana integra a política de mobilidade urbana do Governo do Estado do Maranhão, com investiduras de melhorias num primeiro momento nos municípios que integram a região metropolitana. A parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar foi celebrada ano passado após reuniões entre o prefeito Josemar Sobreiro e equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).

De acordo com Sobreiro, as reivindicações da população foram encaminhadas ao estado, responsável pela concessão do serviço de transporte semiurbano. “Com a implantação da linha Expressa Metropolitana e condições favoráveis de infraestrutura viária em todo o trajeto, Paço do Lumiar foi contemplado com 10 ônibus, que somados aos que já servem ao conjunto Maiobao e demais comunidades refletem em mais alternativas de locomoção aos usuários do serviço”, comemorou.

Mais um “paço” e Flávio Dino em direção ao sarneísmo

No último fim de semana o governador Flávio Dino foi a Paço do Lumiar com o objetivo de realizar duas tarefas: cuspir na cara da Justiça Eleitoral e mostrar que será ele o herdeiro do sarneísmo.
O sábado (27) foi o dia escolhido para que em paço do Lumiar fosse iniciado o maior programa de desrespeito da legislação eleitoral desse estado. Os tais “diálogos” inaugurados por Flávio Dino e tão usados por seus aliados nada mais são do que propaganda eleitoral antecipada.
Acontece que até 2014 era o tipo de crime eleitoral marginal. Com a chegada de Flávio Dino ao poder, parece que o crime (pelo menos o crime eleitoral) se ornou uma espécie de política de governo. E tome “diálogos”!
Domingos Dutra, o político que gostaria de ver presidiário tendo massagem e usando creme hidratante às nossas custas, é pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar.
Dutra é uma espécie de zumbi na vida daquele pessoal. Quando saiu do Maiobão (maior bairro da cidade) para se tornar uma espécie de bobo da corte do PT na Câmara Federal, esqueceu completamente a cidade que dizia amar. Agora retorna.
Eis o tipo do político que irá passar a vida inteira sem propor NADA de útil para o povo. Dutra ganhou notoriedade criticando e fazendo galhofas de José Sarney. Quando o ex-presidente abandou a vida pública, Dutra não conseguiu mais se reeleger.
Hoje, sem Sarney para poder bater, ele escolheu a Odebrecht e o prefeito Josemar. Engraçado que a empresa alvo do agora comunista seja a mesma que irrigou por aos os cofres do PT. E Dutra, onde estava? Estava surrando Sarney.
Os tais “diálogos de Paço do Lumiar”, além do show de Dutra, as pessoas também puderam testemunhar o avanço do governador Flávio Dino rumo a tudo o que ele dizia combater.
O governador bradou em alto e bom som:
“Vim pedir a vocês para colocar nesse time […], para me ajudar a governar e ajudar para que as ações do governo cheguem em Paço do Lumiar, eu vim pedir pra vocês pra colocarem na prefeitura Domingos Dutra, que é o candidato que terá o nosso apoio aqui em Paço do Lumiar”.
Campanha eleitoral antecipada e uma espécie de tráfico de influência descarado. O mais engraçado nessa história é a voracidade e o petulância de Flávio Dino.
Josemar Sobreiro, o prefeito de Paço do Lumiar, é do mesmo PSDB do vice-governador Carlos Brandão. Para bom entendedor, não é?
Em minha mais humilde opinião, Flávio institucionalizou o crime eleitoral como político de governo. E ao desrespeitar de forma tão descarada um prefeito da base aliada, mostra que sua voracidade pelo poder rivaliza apenas com uma pessoa no Maranhão, e vocês já sabem quem é.

Do blog do Linhares